sábado, julho 28, 2007

Ser

- Sou!

Heis, finalmente, a final resposta a pergunta feita e repetida através dos tempos.
Sei que Deus perguntou a Adão enquanto este agitava de si o barro que sujava seu corpo.
O primeiro homem nasceu sujo de barro.
A primeira pergunta também repetida a Eva enquanto esta se limpava do sangue osseo que tanto a incomodou em seu primeiro momento de vida.
A primeira mulher nasceu suja de sangue.

Ambos perdidos e solitários foram gerados da pergunta de Deus, e para fugir dela comeram o fruto que lhes fora dado pelo Diabo.
Adão e Eva estavam, enfim, perdidamente salvos.

Sei que isso se impregnou em mim porque sou um filho distante do momento inicial.
Sinto pulsando em minha barrenta carne e sujando meu sangue enquanto respiro e me reviro na cama antes de dormir.

Continuamos como feitos de sangue e barro caminhando e escrevendo e nos envolvendo em uma sólida casca como de um ovo pulsante.
Continuamos e fomos até que não mais foi possível nos esconder dos olhos famintos de Deus e fomos quebrados e obrigados a revolta.

Matamo-Lo.
E então sua pergunta que foi o epitáfio de Adão em sua morte tornou-se o nosso.
E não só.

Lembro de todos os momentos reais e sólidos que o homem-livre passou depois de guardar em si - profundamente e eternamente em si - tal pergunta.

Lembro-me do medo e do susto no rosto de todos quando viram a verdadeira razão de seu medo e susto.
Quando encararam em mim a resposta para sua velada e sufocante pergunta.
E lembro do terror pleno que encerrei neles.

E, acima de tudo, lembro-me dos olhos assustados d'Ele quando olhou em mim e disse:
- E então: És?

1 Comentários:

Blogger Rebeca Xavier disse...

foi mal Deus, mas eu estou

4:39 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial